Menos empresas faliram ano passado, avalia Serasa

15/01/2006 - 8h57

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um número menor de empresas fechou as portas em 2005. A quantidade de falências decretadas foi 17,8% menor quando comparada ao ano anterior. Foram 2.876 falências contra 3.497 em 2004. O dado é do Serasa, empresa privada de análise de dados financeiros.

Segundo o assessor econômico do Serasa, Carlos Henrique de Almeida, a redução reflete o otimismo com os rumos da economia que tomaram conta do primeiro semestre do ano passado.

"O primeiro semestre de 2005 carregou as boas expectativas dos agentes econômicos relativos a 2004. Nesse período ainda tínhamos a esperança de que o país poderia crescer até 5%", afirma.

As falências requeridas também registraram queda. O decréscimo foi 31,4%, ainda maior que o das decretadas. O número de concordatas deferidas teve queda de 43,8%.

Embora Almeida ressalte que ainda é cedo para avaliar os impactos da nova Lei de Falências, que entrou em vigor em junho do ano passado, ele aponta que isso pode ser um outro fator nas reduções.

"Sem dúvida, o conteúdo da lei traz avanços e garantias para os credores. Isso, com certeza, deve trazer uma vantagem para as empresas que estão tendo dificuldade."