MEC informa ocorrência de erro operacional em 531 financiamentos do Fies

15/01/2006 - 10h55

Brasília – Um erro operacional ocorreu na contratação de financiamentos por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A informação é da assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

O fundo é voltado prioritariamente para os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública, que não têm curso superior nem residência própria.

O ministério localizou problema em 531 (0,51%) dos 103.307 financiamentos em instituições e cursos mal avaliados. Também ocorreram erros de transcrição dos arquivos enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) à Caixa Econômica Federal. Esses arquivos continham a lista de instituições e cursos de ensino superior cujo financiamento seria vetado.

Segundo a assessoria, todos os financiamentos aprovados serão contratados, sem prejuízo aos alunos.

De acordo com as regras do Fies, os beneficiados têm a mensalidade financiada em 50%, a juros de 9% ao ano. Depois de formado, o aluno tem prazo igual ao do curso, mais 50% para pagar o empréstimo, mas, a cada trimestre, deve pagar uma taxa de R$ 50 ao sistema.

O programa já beneficiou 325 mil alunos em mais de 1,6 mil instituições de ensino superior credenciadas. O Fies já aplicou R$ 3,7 bilhões em recursos desde a sua criação.