Lula visita obras do governo federal na BR-101 Nordeste

15/01/2006 - 9h03

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula viaja nesta segunda-feira (16) para visitar obras do governo federal para duplicação e restauração da BR-101 Nordeste em três estados: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Lula visitará, no mesmo dia, três trechos de obras na rodovia - em Natal, João Pessoa e Recife - nos quais o governo investiu R$ 521, 8 milhões, para duplicação de 138,9 quilômetros.

As obras estão sendo executadas pelo Batalhão de Engenharia e Construção do Exército e não fazem parte da operação de recuperação das estradas federais, que o governo desencadeou na semana passada. Nos trechos que serão vistoriadas pelo presidente, estão sendo feitos trabalhos de duplicação e restauração da pista já existente, construção e alargamento de pontes, construção de viadutos, passarelas e vias laterais. Os três trechos estão em áreas urbanas das capitais do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.

O Ministério dos Transportes informa que o projeto abrange os 336 quilômetros de extensão da rodovia no trecho que vai de Natal até a cidade de Palmares, em Pernambuco. O custo total da obra na região está estimado em R$ 1,51 bilhão. Construtoras privadas darão seqüência às obras. As melhorias vão beneficiar diretamente cerca de 5,2 milhões de habitantes da região.

A BR-101 vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e vários trechos estão duplicados ou em duplicação. As obras no trecho do Nordeste são uma antiga reivindicação da região, mas houve atraso no início dos trabalhos por causa de divergências de construtoras em relação ao edital de licitação. Para que o início das obras não atrasasse muito, o governo decidiu, no ano passado, começar a construção da segunda pista e a restauração da antiga com o Departamento de Engenharia e Construção do Exército, que já toca outras obras públicas.