Lula fará pronunciamento em rede nacional sobre quitação da dívida com FMI

15/01/2006 - 19h01

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Nesta segunda (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará pronunciamento em rede de rádio e televisão sobre a quitação da dívida do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O pronunciamento vai ao ar às 20h15. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto.

O presidente fará uma avaliação sobre o impacto positivo da quitação e do novo estágio de relacionamento com a comunidade internacional. No pronunciamento, ele apresentará ainda as perspectivas que se abrem para assegurar o desenvolvimento econômico e social do país nos próximos anos.

No dia 27 de dezembro, o governo brasileiro antecipou o pagamento da dívida ao FMI no valor de US$ 15,57 bilhões. O pré-pagamento deverá resultar em uma economia de US$ 900 milhões que seriam gastos com juros, caso fosse cumprido o cronograma original do empréstimo, que venceria em 2007. Na semana passada, o diretor-gerente do FMI, o espanhol Rodrigo de Rato, visitou o Brasil para oficializar a antecipação do pagamento.