Duplicação da BR-101 Nordeste trará desenvolvimento regional, avalia Ministério dos Transportes

15/01/2006 - 9h11

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O diretor de Planejamento do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, disse que há indicativos estimados pelo governo de que a duplicação da BR-101 Nordeste será um forte indutor de desenvolvimento regional.

"O Nordeste está cada vez mais se configurando como local de atração de turismo nacional e internacional. Além disso, esse corredor que será duplicado vai beneficiar cidades que dão acesso a portos como os de Natal, Cabedelo, Recife e Suape, o que facilitará o transporte de cargas", observou.

Costa enfatizou que, embora não haja estudos específicos contabilizando os reflexos da duplicação da estrada, é possível prever uma sensível redução no custo do transporte, aumento do fluxo turístico, além da atração de investimentos privados. "É uma iniciativa do governo que cataliza decisões de investimento privado. Em função disso, serviços, hotéis, restaurantes, indústrias e outros empreendimentos decidem por uma localização ao longo da estrada", disse.

"Com os investimentos privados, vêm a geração de emprego e o aumento da renda per capita", destacou ainda o diretor de Planejamento.

Outro benefício é a segurança do motorista que, na rodovia duplicada, não tem o risco de ultrapassagens perigosas. "Uma das grandes causas de acidentes rodoviários é a ultrapassagem na pista única, em condições inseguras. A pista duplicada elimina esse risco", lembrou Costa.