Brasil possui seis bancos de tecidos autorizados para captação

14/01/2006 - 13h54

Aloísio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Segundo o Ministério da Saúde, hoje existem seis bancos de tecidos músculo-esqueléticos autorizados a realizar as etapas de captação, transporte, verificação de qualidade e armazenamento. Todos estão vinculados com o Sistema Nacional de Transplantes. O Brasil hoje é o país que possui o maior número de transplantes pelo sistema pública no mundo.

Todos os seis bancos estão localizados na região Sul e Sudeste. São eles: Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro; Hospital das Clínicas do Paraná; Hospital das Clínicas de São Paulo; Hospital Universitário de Marília, no interior de São Paulo; Associação Hospitalar São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Neste final de semana, começou a Campanha de Doação de Ossos, promovida pelo Instituto Nacional de Traumáto-Ortopedia (INTO), ligado ao Ministério da Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2004, foram registradas 50 doações e em 2005 esse número baixou para 40. Em todo o país, cerca de 2,5 mil pessoas esperam na fila para receber um transplante desses tecidos.