Trabalhadores de terminais de combustíveis param por cinco horas na Baixada Fluminense

13/01/2006 - 17h10

Rio, 13/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os trabalhadores dos terminais de combustíveis das empresas Ipiranga e Shell, localizados em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, paralisaram hoje (13) as atividades durante cinco horas, no período de 6 às 11 horas, prejudicando o abastecimento de mais de 80 caminhões-tanque.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do estado do Rio de Janeiro (Sitramico/RJ), José Maria Ribeiro, coordenador das negociações, por causa da paralisação, as distribuidoras "deixaram de abastecer três milhões de litros".

A paralisação teve por objetivo reabrir as negociações salariais da categoria. Os trabalhadores
receberam da coordenação do Sindicato das Distribuidoras (Sindicom) a garantia de que seria levado à direção das companhias o pedido de reabertura das negociações. Se isso ocorrer, José Maria Ribeiro disse que o movimento grevista será suspenso.

O Sitramico pretendia paralisar a cada dia um terminal de combustível ou uma fábrica de lubrificantes, até que as distribuidoras retomassem as negociações. Firmado o acordo para reabertura das negociações, a paralisação fica suspensa até segunda ordem, informou Ribeiro.

Os dois terminais atingidos hoje pelo movimento comercializam cerca de cinco milhões de litros de combustíveis às sextas-feiras. José Maria Ribeiro afirmou que os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste salarial diferenciado formulada pelas empresas e reivindicam aumento de 10%, mais abono especial de R$ 2,2 mil e piso salarial de R$ 1,54 mil.