Presidente eleito da Bolívia diz que existe segurança jurídica para investimentos em seu país

13/01/2006 - 15h04

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse hoje (12) que existe seguranca jurídica para os investimentos em seu país, segundo informou o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Morales fez a declaração durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Segundo Garcia, que participou da reunião no Planalto, uma comissão mista deverá retomar os estudos sobre a cooperação entre Brasil e Bolívia no setor petroquímico. Um dos temas desses estudos é a possibilidade de criação de um pólo gás-químico conjunto.

De acordo com Garcia, o presidente Lula destacou que a Petrobras não contestou a Lei de Hidrocarbonetos, que aumentou a taxação sobre empresas estrangeiras que atuam no setor petrolífero boliviano.

Desde 1996, a Petrobras explora gás na Bolívia e é a maior empresa do setor no país, com duas refinarias. Um dos principais projetos do novo presidente boliviano é nacionalizar a produção e exploração de gás no país, o que levaria a estatal brasileira a ter de rever os negócios na Bolívia. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, também participou da reunião com Lula e Morales.

O presidente Lula e Morales almoçam, neste momento, no Palácio do Itamaraty.