Plano de qualificação do trabalho doméstico começa por Salvador

13/01/2006 - 10h31

Rosamélia de Abreu
Repórter da Rádio Nacional

Brasília - Trabalhadoras domésticas terão a oportunidade de receber treinamento profissional e aumentar a sua escolaridade. O Ministério do Trabalho inicia na próxima segunda-feira (16) em Salvador, na Bahia, o Plano Setorial de Qualificação Trabalho Doméstico Cidadão.

Com aulas noturnas e no final de semana, as trabalhadoras domésticas poderão continuar os estudos do ensino regular, além de freqüentar aulas de economia doméstica recebendo orientação de técnicas de limpeza, arrumação, lavagem, conservação de roupas, higiene e manipulação de alimentos.

As atividades serão desenvolvidas ao longo de 12 meses. De acordo com o coordenador geral de certificação e orientação profissional do Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho, Marcelo Alvarez de Souza, a idéia é tornar a integração das trabalhadoras domésticas mais digna.

"O objetivo principal é oferecer para as trabalhadoras domésticas oportunidades articuladas de qualificação profissional, elevação de escolaridade e estimular a organização sindical para que elas possam defender seus interesses junto às políticas públicas, junto aos estados para garantir uma posição mais digna junto ao mercado de trabalho", afirma o coordenador.

Marcelo Alvarez de Souza informa que o Plano Setorial de Qualificação Trabalho Doméstico Cidadão vai preencher um espaço que existe hoje em relação à falta de ações para beneficiar essas trabalhadoras. Ele lembra ainda que 40% das mulheres que trabalham no Brasil são trabalhadoras domésticas e 80% delas trabalham na informalidade, sem carteira assinada.

Além disso, segundo o coordenador, o índice de escolaridade é baixo, grande parte dessas trabalhadoras não concluíram o ensino fundamental. Joana Rosalina da Silva há 20 anos é trabalhadora doméstica. Ela considera importante o treinamento para qualquer profissional. "Eu não tive oportunidade de estudar e nunca fiz qualquer curso de capacitação profissional. Acho que esses cursos podem ajudar a trabalhadora a desenvolver suas atividades", avalia.

Neste ano, além de Salvador o plano será implantado também em outras cidades como Aracaju, São Luiz, Recife, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. Ao todo, serão beneficiadas 350 trabalhadoras domésticas. Elas foram selecionadas pelos próprios sindicatos locais para esta primeira edição do programa.