Novos depoimentos e leitura de relatórios estão na agenda do Conselho de Ética para a próxima semana

13/01/2006 - 12h29

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Ética da Câmara estabeleceu uma agenda para a próxima semana. Poderão ser lidos os relatórios dos processos contra os deputados Wanderval Santos (PL-SP) e Roberto Brant (PFL-MG).

Na segunda-feira (16), será ouvido o deputado Mário Negromonte (PP-BA), testemunha de defesa no processo contra o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE). Negromonte deveria ter falado ao conselho na quarta-feira desta semana (11), mas alegou uma virose e o depoimento foi remarcado para segunda. O relator do processo, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que se ele não comparecer, sua presença será dispensada uma vez que já foi notificado duas vezes. Sampaio não poderá ler o relatório na próxima semana, pois, segundo ele, terá que fazer uma viagem de motivação pessoal. O deputado espera ler o relatório até o dia 30 de janeiro.

"O relatório será concluído e lido no mês de janeiro, exceto se houver diligência a ser feita com relação ao depoimento de segunda-feira porque não sabemos quais são esses fatos novos e relevantes que o deputado Negromonte vai apresentar ao Conselho de Ética", afirmou.

Na terça-feira (17) de manhã, o deputado José Mentor (PT-SP) será ouvido no conselho. Ele responde a processo por quebra de decoro parlamentar. Para o período da tarde, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) marcou a leitura de seu relatório sobre o processo contra o deputado Wanderval Santos (PL-SP).

Na quarta-feira (18), serão ouvidas cinco testemunhas no processo contra o deputado Josias Gomes (PT-BA): José Maria de Abreu Dutra, Everaldo Anunciação Farias, Nélson de Oliveira Filho, Paulo Fernando de Lima e Mauro Geosvaldo Silva.

Na quinta-feira (19), o deputado Nelson Trad (PMDB-MS) poderá ler seu relatório sobre o processo contra o deputado Roberto Brant (PFL-MG). A leitura ocorrerá se Brant for notificado a tempo.