Ministério da Saúde faz campanha para incentivar doação de ossos

13/01/2006 - 17h14

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) irá promover, na Praia de Copacabana, neste fim de semana (dias 14 e 15), uma campanha para a doação de tecido músculo-esquelético (ossos, cartilagens, pele e ligamentos). Serão montadas três tendas na areia da praia onde haverá atividades educativas, lúdicas e esportivas, que contarão com a presença de atletas e atores de TV. Em 2004, foram registradas apenas 40 captações. A abertura do evento, no sábado, deverá contar com a presença do ministro da saúde, Saraiva Felipe.

De acordo com chefe do Banco de Tecidos do Into, Eduardo Rinaldi, atualmente, somente na fila do instituto, cerca de 600 pessoas aguardam por um transplante de tecido músculo-esquelético, principalmente para a correção de defeitos ósseos articulares. "São para pacientes que têm próteses no joelho ou quadril, por exemplo. Na hora que elas precisam ser trocadas forma-se uma falha, que muitas vezes só pode ser preenchida com o osso", explicou.

O transplante é necessário, por exemplo, para pacientes portadores de artrite reumatóide quando fazem ou substituem próteses. Outro problema que necessita de transplante ósseo é o caso de tumores. "Embora menos comum, ele acarreta problemas gravíssimos, como a amputação de membros", diz. Segundo Rinaldi, neste caso "é necessário um transplante de um osso inteiro, como o fêmur, por exemplo". Há ainda os casos de cirurgias de coluna, onde é necessário o transplante para corrigir deformidades como escoliose.

Rinaldi ainda informou que os principais tecidos músculos-esqueléticos retirados de cada doador são os dois ossos do fêmur, os dois da tíbia, parte da bacia, tendões, menisco e fáscia. Apesar da grande quantidade de tecidos retirados, o médico disse que não há perigo de desfiguração do cadáver. "Esse é um dos maiores medos da família na hora de doar. Mas o que acontece, na verdade, é que nós recompomos o corpo através de material sintético, dando a ele um aspecto externo normal".

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem outros quatro bancos de tecidos músculos-esqueléticos, além do Into, autorizados pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para captar, estocar e distribuir tecidos, nas cidades de São Paulo, Marília, Curitiba e Passo Fundo, e 38 hospitais credenciados ao SNT para fazer esses transplantes.