Ministério da Cultura e prefeitura do Rio firmam parceria para revitalização de área portuária

13/01/2006 - 13h34

Rio, 13/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, firmou hoje (13) uma parceria com o prefeito do Rio, César Maia, e a Companhia Docas do estado, para realização de um concurso público internacional para selecionar projetos arquitetônicos de ocupação e gestão da área do píer da Praça Mauá, zona portuária da cidade.

Segundo a prefeitura, o objetivo é garantir um novo modelo urbanístico para oferecer mais conforto aos cerca de 250 mil turistas que chegam à cidade por ano, trazidos por transatlânticos, e atravessam o píer. "Esta é uma evolução necessária diante do processo de revitalização dessa área estratégica do Rio de Janeiro. É com muito júbilo que Ministério da Cultura anuncia essa parceria", disse Gilberto Gil.

O edital do concurso deve ser lançado em fevereiro e o processo ser concluído em agosto. De acordo com informação da prefeitura, a seleção levará em conta a viabilidade econômica dos projetos, que serão custeados através de parcerias público-privadas.

César Maia disse que a seleção não corre risco de ficar no papel, apesar do litígio que existe entre a empresa Píer Mauá, que detém os direitos de exploração da zona portuária do Rio, e a Companhia Docas do estado, porque trata-se de um projeto pacífico. "As duas partes apóiam essa revitalização, por isso, não teremos problemas", garantiu o prefeito.

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, que representa o governo do estado no conselho de administração da Docas do Rio, propôs a anulação ou a rescisão do contrato com a concessionária, alegando a falta de investimentos em infra-estrutura no terminal de passageiros e nas áreas de apoio.

Segundo a concessionária Píer Mauá, nos últimos oito anos, houve investimentos de R$ 8 milhões e a previsão é de que sejam investidos mais R$ 30 milhões na construção de um novo terminal de passageiros.