Incêndio no prédio do INSS foi acidental, diz laudo do Corpo de Bombeiros

13/01/2006 - 20h04

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – O incêndio que destruiu, no dia 27 de dezembro, seis dos 10 andares do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília foi acidental, segundo laudo entregue hoje à Polícia Federal pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com o superintendente em exercício da Polícia Federal, Sandro Avelar, o incêndio foi causado por um curto-circuito em uma impressora no 7º andar.

Avelar disse que o laudo constatou que o prédio apresentava falhas na estrutura contra incêndio. Segundo ele, faltavam extintores, indicação de saída de emergência e o corrimão da escada de emergência não era contínuo, como exigem os bombeiros. "O laudo demonstra que existia uma sobrecarga no sistema elétrico no prédio. A quantidade de extintores não era condizente com a quantidade de salas do edifício. Havia deficiência na rede elétrica", afirmou Avelar.

De acordo com Avelar, os trabalhos da polícia estão encerrados. "A Polícia Federal instaurou inquérito para uma investigação criminal. Uma vez que o laudo concluiu que o incêndio se deu de forma acidental, vamos pedir o arquivamento". Ele disse que agora a investigação deve ser feita administrativamente e que cabe ao INSS tomar as providências necessárias.