Governo suspende licitação para compra de nova faixa presidencial

13/01/2006 - 20h12

Nelson Mota
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Palácio do Planalto suspendeu a licitação para compra da nova faixa presidencial. O pregão eletrônico estava marcado para segunda-feira (16). Segundo a assessoria de Imprensa e Porta-Voz do Palácio do Planalto, o adiamento da compra, divulgado no Diário Oficial de hoje (13), ocorreu porque o texto do edital tinha erros.

O governo terá de corrigir detalhes, como a largura da faixa e o número de estrelas do brasão da República. Pelo texto do edital suspenso, a faixa seria confeccionada com 23 estrelas, mas lei de 1992 determina que o número de estrelas do brasão deve corresponder ao número de unidades da Federação - 27.

A faixa, com detalhes em fio de ouro, estava orçada em R$ 38 mil e vai ser usada na posse do novo presidente da República. Novo edital deve ser lançado ainda neste mês.

Segundo a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, um decreto, de 1910 determina que a faixa deve ter 15 centímetros de largura. Pelo edital publicado no Diário Oficial do último dia 5, a faixa deveria ter 12 centímetros, três a menos do que o definido no decreto.