Evo Morales diz que vai convidar Petrobras a ser sócia de nova estatal boliviana

13/01/2006 - 18h53

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que convidou a Petrobras a ser sócia de uma nova empresa estatal boliviana. "Quero reafirmar o que disse em campanha. Vou proteger os investimentos privados e vamos garantir às empresas o direito de recuperar seus investimentos", disse Evo Morales em entrevista coletiva à imprensa, após almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Daqui para frente, porém, os investidores serão sócios do governo boliviano pois, segundo Morales, o país exercerá seu direito de propriedade sobre os recursos naturais. A nova Lei de Hidrocarbonetos determina que as reservas são propriedade do Estado boliviano, que apenas cede a exploração para uma empresa privada, cobrando uma tarifa pelo uso.

"Precisamos de sócios e a Petrobras será nossa sócia. Mas seremos radicais com as empresas petrolíferas que fazem contrabandos, que não pagam impostos", assegurou presidente, que toma posse no próximo domingo (22).

Segundo dados da Petrobras, a estatal é responsável por 100% da gasolina consumida na Bolívia. A empresa brasileira também seria responsável por 24% da arrecadação de impostos daquele pais e por 18% do PIB (dados de 2004).