Especialistas de 19 países discutem acesso universal a remédios contra a aids

13/01/2006 - 5h57

Brasília - A reunião em que representantes de 19 países discutem o acesso a remédios para o tratamento da aids e a políticas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids na América Latina e Caribe continua até amanhã (14) no Hotel Naoum Plaza em Brasília. Hoje, os trabalhos serão realizados em grupos e visam ao levantamento de sugestões para atingir o acesso universal aos medicamentos contra a aids até 2010.

O coordenador do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, Pedro Chequer, participa dos debates de manhã e à tarde. Quatro grupos de países foram formados. O do Brasil (grupo 2) tem como integrantes a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Os outros grupos são compostos pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (grupo 1); Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá (grupo 3); e México, Cuba e República Dominicana (grupo 4).

No encerramento da reunião amanhã, estão previstos plenária para a apresentação dos resultados do trabalho em grupo e o estabelecimento de compromissos e metas regionais sobre o assunto.