Encontro de Lula com Evo Morales vai reforçar cooperação entre Brasil e Bolívia, diz Itamaraty

13/01/2006 - 12h27

Carolina Pimentel
Repórter da Agencia Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Planalto. Em seguida, os dois almoçam no Palácio do Itamaraty. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o encontro vai reforçar a cooperação entre os dois países. Evo Morales assume a presidência da Bolívia no próximo dia 22.

Lula e Morales devem conversar sobre o papel da Bolívia na consolidação da Comunidade Sul-Americana de Nações, ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Outro assunto de interesse dos dois países e a exploração de gás natural.

Desde 1996, a Petrobras explora gás na Bolívia e é a maior empresa do setor no país, com duas refinarias. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Adegas), em dezembro de 2005, mostrou que 44% do gás natural consumido no país vem da Bolívia.

Um dos principais projetos do novo presidente boliviano é nacionalizar a produção e exploração de gás no país, o que leva a estatal brasileira a ter de rever os negócios na Bolívia. De acordo com a assessoria da Petrobras, o presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, vai participar do encontro no Planalto e deve discutir esse assunto com Lula e o novo presidente boliviano.