Deputado é suspenso pelo PDT por suspeita de receber dinheiro ilegal

13/01/2006 - 13h06

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A direção nacional do PDT suspendeu hoje (13) a filiação do deputado João Hermann (SP). Esta semana, foram publicadas denúncias na imprensa de que o parlamentar teria recebido, entre março de 2003 e março de 2005, depósitos mensais de aproximadamente R$ 3 mil da empresa de transportes aéreos Beta. As transferências totalizariam R$ 79 mil. A descoberta teria sido feita após cruzamento de dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios.

Por meio de nota, o PDT informou que a suspensão de Hermann será válida até a "completa elucidação dos fatos" e ressaltou que se os fatos forem confirmados, "o partido tomará as medidas estabelecidas no Estatuto". A empresa Beta é investigada por supostas irregularidades nos contratos com os Correios.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), integrante do Conselho de Ética, disse que é preciso ouvir as explicações de Hermann antes de tomar qualquer providência, mas não descartou a possibilidade de haver uma investigação. "Confirmando o depósito sem justificativa cabal, é evidente que o caso será investigado pela CPI podendo chegar ao Conselho de Ética", prevê Sampaio.

Leia a íntegra da nota do PDT:

"A Direção Nacional do Partido Democrático Trabalhista, fiel as suas origens e práticas políticas, de combate constante a qualquer ato de improbidade, corrupção ou desvio das boas funções públicas, em cumprimento à deliberação anteriormente adotada, e diante do noticiário da imprensa nacional sobre indícios de corrupção relacionados à conhecida CPI dos Correios, comunica oficialmente que resolveu suspender a filiação do deputado federal João Hermann, até a completa elucidação dos fatos, garantindo-lhe o amplo direito de defesa, como é da boa prática republicana e democrática. Confirmados eventuais fatos a ele imputados, o partido tomará as medidas estabelecidas no Estatuto."