<b>Radiobrás</b> e Agência Lusa assinam acordo de cooperação

13/01/2006 - 16h54

Rodrigo Savazoni
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Radiobrás e a Agência Lusa, de Portugal, estão mais próximas a partir de hoje (13). Um acordo de cooperação, assinado pelo diretor de Jornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez, e pelo diretor-executivo da Agência Lusa, José Manuel Barroso, prevê que as duas empresas trabalhem conjuntamente na troca de notícias, na formação de seus profisionais e na utilização de instrumentos tecnológicos e sistemas de telecomunicações.

"Nós sentimos que é preciso sensibilizar a mídia portuguesa para a realidade do Brasil", afirmou Barroso. Segundo ele, o momento é de superar os estereótipos e aproximar os dois países comercial e culturalmente.

Para Garcez, o acordo com a agência de notícias portuguesa representa a retomada pela Agência Brasil de um projeto de cobertura internacional. "Com certeza, nós temos muito a ganhar com essa parceria, muito a aprender com os jornalistas da Agência Lusa", comentou.

O acordo deve garantir a realização de cursos, seminários e conferências destinados a aumentar o conhecimento sobre a realidade de Brasil e Portugal pelos jornalistas das duas empresas. Também prevê estágios e troca de funcionários entre as redações. No capítulo que trata do intercâmbio de serviços noticiosos, um ponto se destaca: as duas agências prevêm trocar pautas. Para isso, pretendem construir uma rotina permanente de diálogo entre as redações.

A Agência Lusa (www.lusa.pt) é a maior agência de notícias em língua portuguesa. Possui 200 jornalistas em sua equipe e cerca de 80 colaboradores eventuais. Realiza coberturas em vários países da Europa e em todos os países que falam o português. A Lusa é uma sociedade anônima com capital público (majoritário) e privado. Possui um volume de negócios superior a 17 milhões de Euros.