Banco Popular do Brasil prepara mudanças para reduzir inadimplência e prejuízo

13/01/2006 - 5h59

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – A figura do agente financiador é uma novidade que o Banco Popular do Brasil estuda na criação de uma nova linha de microcrédito, com nível de inadimplência menor que as contas já existentes. A possibilidade está sendo estudada, segundo Robson Rocha, presidente da instituição, um dos segmentos do Banco do Brasil. Na linha já existente, o Banco Popular acumula inadimplência de 24% em mais de um milhão de créditos oferecidos desde fevereiro de 2004.

De acordo com o executivo, o Banco Popular deve adotar a linha do microcrédito produtivo, na qual o agente financiador vai ao encontro dos empreendedores e os orienta sobre a melhor maneira de contrair e pagar os empréstimos para não acumular dívidas.

Quanto às contas já existentes, Rocha diz que o banco também está analisando algumas providências. "Estamos fazendo todos os esforços para que o sistema de cobrança consiga diminuir esse número", diz Rocha.

"Pretendemos dar mais qualidade ao crédito, ter mais rigor e o melhor acompanhamento do nosso cliente", diz. O Banco Popular encerrou 2005 com uma carteira de 1,6 milhão de clientes, atendidos em mais de cinco mil postos de atendimento em todo o país.

Rocha diz que o Banco Popular também passa por um processo de revisão de sua estrutura de funcionários, que deve reduzir em 20%. De acordo com o executivo, isso vai acontecer por causa do modelo tecnológico implementado que necessita de um número menor de pessoas. A instituição está operando no prejuízo, mas Rocha afirma que a previsão já era de ter saldo negativo nos dois primeiros anos.