Sem-teto e prefeitura discutem ordem de despejo na grande São Paulo

12/01/2006 - 17h33

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – A situação de cerca de 900 famílias que ocupam um terreno na grande São Paulo está sendo discutida neste momento. Em uma reunião, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Prefeitura de Taboão da Serra estão buscando saídas para a decisão da Justiça que determinou ontem (11) urgência na reintegração de posse da área.

Desde 30 de setembro, as famílias estão no terreno, que batizaram de Ocupação Chico Mendes – em homenagem ao líder dos seringueiros, assassinado no Acre. Em 10 de outubro, a Justiça concedeu uma liminar de despejo decretando a reintegração de posse ao proprietário. Mas, as famílias permaneceram no local.

Segundo um dos coordenadores do MTST, Silvério de Jesus, após a decisão da justiça, a coordenação fez uma assembléia com as famílias e decidiram ir até a prefeitura para buscar uma alternativa ao problema. "Nós fizemos uma assembléia com o povo e marcamos a nossa forma de luta que é a saída pacífica e buscar nos órgãos competentes a resposta", disse.

Silvério contou também que a secretária de Habitação do município, Ângela Amaral, se comprometeu a visitar o acampamento e fazer uma assembléia geral com as famílias. "Ela disse que não haveria despejo hoje e viria aqui para conversar. Ela deve vir com as propostas dela, a gente tem que ouvir", disse.

"Reivindicamos a desapropriação dessa área até porque já tem o compromisso com o governo de as famílias serem assentadas", acrescentou o coordenador. "Se não houver jeito da compra do terreno, que faça o dever da prefeitura, que é um galpão para colocar as famílias que não têm para onde ir".