Representantes da América Latina discutem em Brasília acesso a medicamentos de combate à aids

12/01/2006 - 6h45

Brasília - Representantes de 19 países latino-americanos reúnem-se hoje (12) em Brasília, com o objetivo de elaborar estratégias de acesso universal a medicamentos anti-retrovirais e a insumos de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids). Para a reunião - Em Direção ao Acesso Universal à Prevenção do HIV e Tratamento da Aids na América Latina e Caribe Espanhol - são esperados 80 integrantes de organizações governamentais, sociedade civil, redes comunitárias, organismos e agências internacionais da região.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), que apóia a realização do encontro no Brasil, trará representantes de sua sede em Genebra e coordenadores de escritórios em outros países. Os resultados das discussões serão apresentados na Assembléia Geral das Nações Unidas, em maio de 2006, durante reunião sobre os avanços relativos à Declaração de Compromisso sobre HIV/Aids, de 2001.

Devem participar da reunião, no Hotel Naoum Plaza, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília, a partir das 8h30, representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize, Cuba e República Dominicana, além do Brasil.