Relatório denuncia que governo do Haiti não tem controle sobre armas

12/01/2006 - 5h54

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Relatório conjunto da Anistia Internacional, da Ansa e Oxfam, mostra que o governo do Haiti não possui sequer um registro confiável das armas legais. O país mais pobre das Américas, que conta com uma missão de paz das Nações Unidas, não tem produção própria de armamento, mas convive com diversos grupos armados com influência política ou ligados ao narcotráfico.

O relatório cita um mapeamento feito pela Universidade de Genebra que mostra pelo menos 12 tipos diferentes de grupos armados que possuem variados números e calibres de pequenas armas - entre eles, ex-militares, guangues de bairro, fugitivos das prisões, empresas de segurança privada, organizações populares ligadas a políticos, civis e os próprios políticos. O armamento dos grupos inclui metralhadoras, pistolas e revólveres.

O lançamento do relatório pela Anistia Internacional, Oxfam Internacional e The Internacional Action Network on Small Arms (Ansa) integra uma campanha pelo controle das armas no mundo para garantir segurança às pessoas contra a violência armada.