Investigações da ONU confirmam que general brasileiro cometeu suicídio

12/01/2006 - 18h15

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Missão de Paz da Organização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) confirmou hoje (12), por meio de nota divulgada em seu site, que a causa oficial da morte do general Urano Teixeira Bacellar foi suicídio. Chefe da Força de Paz ONU no Haiti, Bacellar estava no comando da Minustah desde setembro de 2005 e foi encontrado com um tiro na cabeça no quarto do Hotel Montana, em Porto Príncipe.

Na nota, a ONU diz que essa também foi a conclusão da investigação brasileira. No entanto, o laudo oficial realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Brasília só será divulgado daqui a nove dias, segundo informou a Polícia Civil do Distrito Federal. Ontem (11) , o diretor-geral da Polícia Civil, Laerte Bessa adiantou que um laudo preliminar do IML indicava que o general Urano Bacellar havia cometido suícidio.

Em entrevista por telefone à Agência Brasil, o diretor de Comunicação da Minustah, David Wimhurst, disse esperar que seja realizada uma "investigação bem feita" sobre as causas da morte do general brasileiro. Segundo ele, agora o país se prepara para superar problemas de segurança para realizar as eleições, previstas para daqui a três semanas. Mais de 30 candidatos disputam a presidência do Haiti.

O Exército Brasileiro disse que só comentará a informação divulgada hoje quando o governo brasileiro for comunicado oficialmente pelas Nações Unidas.