Geração de emprego na indústria é maior no interior do país

12/01/2006 - 13h09

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - A geração de empregos na indústria nos últimos cinco anos passou a ser maior no interior do país do que nas capitais. Das 1,057 milhões de vagas criadas pela indústria nesse período, 75,99% foram oferecidas em municípios distantes das principais regiões metropolitanas. Esses dados são da pesquisa Geração do Emprego Industrial nas Capitais e Interior do Brasil, encomendada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), divulgada hoje (12) em Brasília.

De acordo com o levantamento, a cada quatro novos empregos criados, três foram no interior nos últimos cinco anos. O coordenador do estudo, João Luiz Saboia, considera que o surgimento dessas oportunidades de trabalho fora das tradicionais regiões metropolitanas é muito positivo.

"A economia brasileira é muito concentrada em poucas regiões e nas capitais. Esse movimento de interiorização da indústria, da economia e do emprego é muito positivo porque você está criando condição de desenvolvimento no interior do país, até porque, o Brasil é muito extenso e existem regiões vazias. Se você puder desenvolver essas regiões é muito positivo", avaliou Saboia.

A pesquisa utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgadas pelo do Ministério do Trabalho para analisar a geração de empregos em todos os setores da economia como de extração mineral, transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção.