Decisão dos Estados Unidos não deve afetar produção de suco de laranja, segundo produtores

12/01/2006 - 14h55

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A conclusão do governo norte-americano de que há concorrência desleal nas exportações de suco de laranja do Brasil não deve afetar a produção do país. O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Ademerval Garcia, nega que haja a prática de dumping pelos brasileiros, mas diz que a decisão não deve influenciar muito o setor porque o maior volume de exportações de suco de laranja vai para a União Européia.

Segundo Garcia, os cerca de 400 mil empregos gerados pelo setor também não devem ser afetados. O processo no Departamento de Comércio dos Estados Unidos só deve ser encerrado em fevereiro. Se for considerado que houve dano aos produtores e a indústria o pagamento das sobretaxas continuam. Caso contrário, o processo é suspenso.

O presidente da Abecitrus considera que o governo brasileiro tem acompanhado de forma correta o caso. "O governo está muito atento, se por acaso houver alguma transgressão das normas da OMC o Brasil vai certamente entrar com uma reclamação com o apoio da indústria do setor", afirma.