Custo menor e Mercosul levaram indústria a criar empregos no interior, analisa pesquisador

12/01/2006 - 14h24

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - De acordo com coordenador da pesquisa Geração do Emprego Industrial nas Capitais e Interior do Brasil, João Saboia, o movimento de interiorização do emprego no país pode ser explicado pela oportunidade dos empresários em pagar salários mais baixos, obter incentivos fiscais e também buscar vantagens em vender para o Mercosul. A pesquisa foi encomendada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Do 1,057 milhão de vagas criadas pela indústria nesse período, 75,99% foram oferecidas em municípios distantes das principais regiões metropolitanas. Além do custo menor, Saboia destaca o bloco sul-americano como incentivo para a migração para o interior. "Por que não dizer a proximidade do Mercosul quando se tem um deslocamento para o sul do Brasil, o Mercosul pode ser um elemento de atração", disse. "É um conjunto de fatores que produzem esse movimento para o interior", acrescentou.

Das 50 microrregiões que mais geraram empregos, 39 estão localizadas no Sul e Sudeste do país. "É importante qualificar bem esse interior, porque uma grande parte é para o interior desenvolvido do país (regiões Sul e Sudeste) e não para o interior subdesenvolvido (Norte e Nordeste, com exceção de Manaus)", explicou.

A pesquisa utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgadas pelo do Ministério do Trabalho para analisar a geração de empregos em todos os setores da economia como de extração mineral, transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção.