Critério operacional decidiu escolha da sede de nova unidade da Petrobras, diz gerente

12/01/2006 - 19h41

Rio, 12/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O gerente-geral da Bacia de Santos, José Luiz Marcuzzo, disse hoje (12) que os investimentos a serem efetuados pela Petrobras em São Paulo vão contribuir positivamente para que o Brasil alcance em breve a auto-suficiência na produção de petróleo.

A empresa anunciou que investirá nos próximos dez anos cerca de US$ 18 bilhões na Bacia de Santos, através de um plano diretor que prevê, também, a produção de 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural para a Região Sudeste. É importante que a meta seja alcançada para que o Brasil reduza sua dependência de fornecedores estrangeiros.

José Luiz Marcuzzo explicou que a escolha de Santos como sede da nova unidade de exploração e produção da Petrobras obedeceu a critérios inteiramente operacionais, definidos por um grupo de trabalho integrado por 14 técnicos e consultores da empresa.

O primeiro critério foi a localização física da Bacia, que vai desde a cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, até Santa Catarina, uma área que tem 52% de sua composição no estado de São Paulo. O restante está situado nos estados do Rio, com 35%, Santa Catarina, com 7%, e no Paraná, com 6%.

Em segundo lugar, explicou Marcuzzo, o município de Santos representa o que se chama de "centro gravitacional do negócio", surgindo como um pólo operacional e administrativo natural da Petrobras e de seus parceiros na área. E, como o mais importante, o terceiro critério se refere às perspectivas de produção da Bacia de Santos, que a médio e longo prazo se transformará em uma importante província petrolífera para o país.