Conselho de Ética faz terça-feira leitura e votação de relatório contra deputado Wanderval Santos

12/01/2006 - 13h11

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Ricardo Izar (PTB-SP), informou que o conselho só está aguardando a notificação do deputado Roberto Brant (PFL-MG) para proceder a leitura e votação do relatório sobre o deputado Wanderval Santos (PL-SP), que foi notificado hoje. "Ele vai ser o primeiro. Na terça-feira (17), será lido e votado o relatório", afirmou Izar.

De acordo com o presidente do conselho, depois, será lido e votado o relatório sobre o parlamentar que for notificado primeiro: Roberto Brant ou o Professor Luizinho.

Izar disse que a reunião de ontem, feita com todos os membros do conselho, serviu para agilizar todos os processos disciplinares. "Vamos fazer uma surpresa. Na semana que vem, vamos, possivelmente, ler e votar dois ou três processos".

Ele ressaltou que ficou acertado com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o envio dos processos para plenário tão logo cheguem à Mesa da Casa. "Ele [Aldo] se comprometeu comigo. Ao receber todos os processos do Conselho de Ética, deverá colocar no plenário imediatamente. Há possibilidade, inclusive, de termos dois ou três processos numa semana".

Sobre a possibilidade de ser fechado um "acordão" para salvar da cassação os deputados acusados de receber recursos do chamado "valerioduto" [esquema de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio político], Izar observou que, caso haja indícios de acordo, tanto ele quanto o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), vão denunciar.

Paralelamente a isso, os deputados vão continuar fazendo seu trabalho, acrescentou Izar. Ele afirmou que, se no conselho for votada a cassação de algum deputado, levará o relator e os membros de determinados partidos a reuniões de bancada para que o caso seja explicado aos deputados, mostrando a todos as provas e a conveniência de cassar, ou não".

Ricardo informou ainda que não fará mais o anúncio da ordem de votação no Conselho de Ética. Segundo ele, quando o deputado for notificado, no mesmo dia, será marcada a reunião para leitura e votação do processo.