Conselho de Ética entra em fase de conclusão de relatórios

12/01/2006 - 13h10

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os relatores dos processos disciplinares contra os deputados Roberto Brant (PFL-MG) e Wanderval Santos (PL-SP) encerraram hoje (12) a fase de apuração e de tomada de depoimentos, dando início à elaboração de seus pareceres para a leitura dos relatórios. O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse que o primeiro a ser lido deve ser o de Wanderval, na terça-feira (17).

"Estamos aguardando a notificação do deputado Roberto Brant para proceder a leitura e votação do relatório do deputado Wanderval Santos, uma vez que ele foi notificado hoje (12). Na terça-feira, dia 17, o relatório vai ser lido e votado", contou Izar. "O segundo deve ser aquele que for notificado primeiro, ou seja, ou o do deputado Roberto Brant ou o do deputado Professor Luizinho (PT-SP)", acrescentou.

Segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), relator do processo contra Wanderval, o relatório está em fase conclusiva. "Não há mais documentos a serem ouvidos aqui. E até um não depoimento, como o do ex-deputado Carlos Rodrigues (PP), que renunciou ao mandato para escapar do processo disciplinar, passoua ser um depoimento em um certo sentido".

Para o deputado Nelson Trad (PMDB-MG), relator do processo contra Brant, não houve dificuldade em fechar o relatório, que deve ser lido na quinta-feira (19). "Acho que não será por nenhum problema que teremos desacelerado o desate da representação do deputado Roberto Brant". Segundo ele, mesmo sendo de um partido da oposição ao governo, "não há diferença nenhuma" no procedimento de sua relatoria. "O prato da balança, significando a certeza da justiça feita, estará equilibrado para que não se possa fazer, preconceituosamente, uma antecipação da decisão nossa", avaliou.

Na opinião do deputado Pedro Canedo (PP-GO), relator do processo contra Professor Luizinho, tão logo o deputado petista seja notificado, imediatamente será marcada a leitura do relatório, que já está pronto.