Tremor que ocorreu hoje no interior de São Paulo "não causa grandes estragos", diz professor

10/01/2006 - 22h55

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – O abalo sísmico sentido pelos moradores de São José do Rio Pardo (SP) hoje (10) atingiu cerca de três pontos na escala Richter, informou o professor de sismologia da Universidade de Brasília, Vasile Marza. De acordo com ele, o abalo foi detectado no Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), um minuto depois da sua ocorrência, às 17h05.

Segundo Marza, esse tipo de abalo não causa grandes estragos. "Esse é um evento chamado de micro-tremor, percebido pela vibração e por um possível estrondo, mas não chega a causar danos materiais", explicou.

De acordo com o professor, esse fenômeno não é incomum. Ele lembrou que esse foi o terceiro abalo dessa magnitude detectado desde o começo do ano no país. "O maior já registrado no Brasil ocorreu em 1955, em uma área despovoada no norte de Mato Grosso e alcançou 6,6 pontos na escala", esclareceu o professor.

Marza explicou que o Brasil está situado no interior de uma placa tectônica, onde os abalos são mais fracos. "Não podemos garantir que não vai acontecer nada. Há a possibilidade de acontecer pior, infelizmente, mas a probabilidade é bastante remota", afirmou. Ele tranqüilizou a população: "Vivemos um período de aumento da atividade sísmica que não é fora dos padrões observados tanto em nível nacional quanto mundial".