Testemunha de defesa do deputado Pedro Correia falta a depoimento

11/01/2006 - 14h19

Ricardo Carandina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Mário Negromonte (PP-BA), testemunha de defesa no processo contra o deputado Pedro Correia (PP-PE), não compareceu ao depoimento marcado para hoje (11) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Ele informou que está doente, mas tem interesse e informações importantes para dar. Diante disso, o Conselho decidiu reconvocar Negromonte para depor na segunda-feira (16). Com isso, o parecer do relator do processo contra Correia, Carlos Sampaio (PSBD-SP), que seria divulgado amanhã (12), só será conhecido na semana que vem.

Pedro Correia é acusado de participar do suposto esquema de compra de votos. Em depoimento na Polícia Federal, o assessor do PP, João Cláudio Genu, teria dito que recebeu dinheiro das empresas de Marco Valério a pedido da direção do partido. Segundo ele, o dinheiro só era sacado na agência do Banco Rural no Brasília Shopping após a confirmação do deputado Pedro Correia.

Em sua defesa, o parlamentar alega que o dinheiro era proveniente do PT, que teria concordado em pagar as despesas com advogado para a defesa de um deputado progressista processado por integrantes do PT. De acordo com Correia, o partido não esclareceu a origem do dinheiro e por isso os recursos não foram contabilizados pelo PP.