Produção industrial de novembro e dezembro não será suficiente para compensar queda, diz Iedi

11/01/2006 - 21h22

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O crescimento industrial dos últimos dois meses de 2005 não será suficiente para compensar as quedas apresentadas pelo setor anteriormente, principalmente a do mês de setembro, quando a indústria nacional recuou 2,2%. A análise é do diretor executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Julio Sergio Gomes de Almeida.

"Está havendo alguma recuperação. A indústria permaneceu com os seus sinais vitais. Sinal que pode melhorar. Mas achava-se que poderíamos cobrir os buracos com a produção de novembro e dezembro, o que não deve acontecer", disse Gomes.

Segundo pesquisa apresentada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria nacional apresentou crescimento de 0,6% no mês de novembro último em comparação a outubro. Segundo o Iedi, o crescimento médio dos últimos três meses foi de queda da produção de 1,4%.

De acordo com o diretor executivo do Iedi, a produção industrial brasileira em 2006 deve continuar a crescer, mas com pouca força. A perspectiva do Iedi para este ano é que se reproduza um padrão de crescimento para a indústria aproximadamente igual ao de 2005, ou seja, em torno a 2,5% a 3%. Segundo Gomes, com esse crescimento industrial, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá apresentar elevação de 2,5% a 4%.

O instituto considera, no entanto, que o crescimento do PIB estará diretamente ligado a mudanças nas políticas de juros e de câmbio.

"Uma mera mudança de ênfase, não de direção, da política econômica poderá ampliar a evolução prevista. Assim, uma redução mais intensa da taxa básica de juros a qual já vem sendo reduzida, uma intervenção mais eficaz no câmbio que já vem sendo feita e a realização de fato dos investimentos previstos em infra-estrutura poderão ter como resultado um maior crescimento", diz nota do instituto em que analisa o crescimento industrial de 2005.