Ministério aponta falta de planejamento e desrespeito a lei como origem de problemas com ônibus

11/01/2006 - 11h32

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília - O sistema de transportes urbanos no Brasil não atende às necessidades da população, seja pelo acesso ou pelo custo, afirma o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier, do Ministério das Cidades. De acordo com ele, os problemas têm origem na "baixa regulamentação" e na "falta de correspondência com as leis de delegação dos serviços públicos", o que fragiliza o sistema "porque não oferece segurança para investimento, desenvolvimento e aumenta o custo para a população".

Segundo o secretário, a tarifa média do transporte público nas capitais brasileiras está em torno de R$1,60. Ele lembra que os trabalhadores formais acabam sendo protegidos desses aumentos por causa do auxílio do vale transporte, mas lembra que as altas tarifas atingem especialmente as pessoas desempregadas ou que possuem emprego informal: "A rede de transporte perde passageiros, conseqüentemente perde receita e tende a aumentar o preço para cobrir a queda de demanda".

A falta de planejamento das cidades no país, priorizando o trânsito de veículos particulares em detrimento do transporte público, contribui, na avaliação do secretário, para o aumento das tarifas e a falta de qualidade do sistema, porque o crescimento desordenado das cidades produz aumento dos custos. "É a partir disso que vem a necessidade de reajustes periódicos no país", diz ele.

Para o secretário, as reações populares às altas de tarifas são legítimas, e as manifestações "devem ser respeitadas e entendidas, pois o transporte é um instrumento essencial para o exercício das atividades econômicas e deve ser priorizado".