Lula participa de cerimônia em homenagem a general morto no Haiti

11/01/2006 - 5h48

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia em homenagem ao general Urano Teixeira da Matta Bacellar, encontrado morto no último sábado (7) no apartamento em que morava em Porto Príncipe, na capital haitiana. O militar comandava as tropas da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Após a solenidade – às 8h30 na Base Aérea de Brasília – um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levará o corpo para o Rio de Janeiro, onde será enterrado.

Lula acompanha as honras fúnebres e, na seqüência, se dirige para o Palácio do Planalto. Ainda de manhã, despacha com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff (10 horas), e da Fazenda, Antônio Palocci (11 horas). Depois, recebe o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, em encontro previsto para as 12 horas.

À tarde, o presidente tem quatro audiências agendadas. A primeira, às 15h30, é com o ministro das Relações Exteriores, Comércio Exterior e Culto da Argentina, Jorge Taiana, que está no Brasil para preparar a visita do presidente Nestor Kirchner ao país no próximo dia 18. Os outros compromissos de Lula – a partir das 16 horas – são com os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci; e das Relações Exteriores, Celso Amorim.