Laudo divulgado em Brasília ainda não é definitivo, diz comandante do Exército

11/01/2006 - 16h00

Rio, 11/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, afirmou que ainda não é definitivo o laudo divulgado hoje (11), em Brasília, pelo Instituto Médico Legal, que aponta a existência de pólvora na mão do general Urano Bacellar. Para Albuquerque, que defendeu a permanência do Brasil no Haiti, a hipótese de suicídio só será confirmada após a conclusão de todos os exames.

Bacellar, que comandava as tropas militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), foi encontrado morto no último sábado (7) no hotel onde morava, em Porto Príncipe, capital haitiana. Ele estava no posto desde setembro do ano passado. O corpo do general foi sepultado hoje, no Rio de Janeiro, em cerimônia reservada à família e aos amigos.

"Ontem foram colhidos novos materiais, que deverão ser analisados por diversos laboratórios. Só após esses exames, teremos o laudo final e poderemos concluir se houve ou não suicídio", afirmou Francisco de Albuquerque, responsável pela indicação do general Bacellar ao comando no Haiti.

Ele disse que o comandante da missão de paz do Haiti não apresentava sinais de depressão ou de qualquer outro problema que tivesse motivado o suicídio. "Se tivesse percebido algo diferente, eu teria tomado providências", disse o general Albuquerque. "Ele era um profissional excepcional, além de um exemplo como pai e esposo", acrescentou.

Para o comandante do Exército, o Brasil deve se orgulhar de estar à frente da missão de paz no Haiti. "É motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, saber que somos líderes de uma missão que não é fácil. E estamos capacitados para continuar cumprindo essa missão", garantiu.

A pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), o governo brasileiro indicou dois nomes para substituir o general Bacellar. Na segunda-feira (9), o Brasil indicou o nome do general José Elito Carvalho de Siqueira, atual comandante da 6ª Região Militar, em Salvador. Depois da cerimônia fúnebre de hoje, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, informou que o segundo indicado é o general Jeannot Jansen da Silva, vice-chefe do Departamento de Logística do Exército. O novo comandante das tropas militares no Haiti será escolhido pela ONU.