Ibama vai aumentar fiscalização em áreas em torno do lago de Palmas

11/01/2006 - 10h59

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Tocantins promove hoje (11) uma ampla reunião para discutir o monitoramento do lago Luís Eduardo Magalhães, em Palmas. Segundo a gerente substituta do Ibama no estado, Francisca Valda Mariano, o encontro servirá para o planejamento das ações de fiscalização nas duas áreas de preservação ambiental (APA) às margens do lago: APAs Serra do Lajeado e do Lago.

"O lago de Palmas é de fundamental importância por abrigar a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. E nesse lago há uma necessidade enorme de preservação para manter e zelar pela saúde da população", afirma Francisca. De acordo com ela, devem participar da reunião na capital representantes da Companhia de Polícia de Meio Ambiente (Cipama), da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), da Capitania dos Portos, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e da Marinha.

O lago Luís Eduardo Magalhães é o maior de Palmas, com 163 quilômetros de extensão e área de 630 quilômetros quadrados. A capacidade de armazenamento do lago chega a 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, onde vivem aproximadamente 300 espécies de peixes. O Ministério Público de Tocantis já denunciou a construção de edificações irregulares em torno do reservatório natural. Uma fiscalização recente do Ibama verificou a existência de casas na área de preservação permanente. O monitoramento ficou suspenso pelo período em que o Ibama atuou na retirada de 30 mil cabeças de gado do Parque Nacional do Araguaia e será retomado nos próximos dias.