Gil participa do lançamento da Escola de Audiovisual de Fortaleza

11/01/2006 - 6h15

Brasília - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa hoje, na capital cearense, do lançamento da Escola de Audiovisual de Fortaleza. Ligada à prefeitura, o estabelecimento funcionará como centro de formação oferecendo cursos gratuitos de cinema e vídeo.

Na mesma solenidade, que ocorre às 14 horas na Casa do Barão de Camocim, serão anunciados os projetos culturais que a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) do município pretende implementar ainda este ano. Participam do evento, que conta com a apresentação dos grupos musicais Banda de Latas e Quarteto de Cordas, a prefeita Luizianne Lins e o secretário do Audiovisual do ministério, Orlando Senna.

Às 16 horas, Gilberto Gil deixa Fortaleza com destino a Icó onde, às 19 horas, abre o 1º Festival de Música de Câmara do Centro Sul e Vale do Salgado e inaugura o Teatro da Ribeira dos Icós. A construção neoclássica foi recuperada com recursos do Programa Monumenta, do ministério. Erguido em 1860, o prédio possui dois pavimentos e foi projetado pelo médico e historiador francês Pedro Thebérge. Estarão presentes ao evento, além do ministro, o governador do Ceará, Lúcio Alcântara; o prefeito da cidade, Francisco Antônio Cardoso Mota; e o coordenador Nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.

Depois dos compromissos em Icó, Gil segue para Iguatu. Ainda hoje (11), às 21 horas, ele vai abrir o Festival de Música de Câmara e inaugurar o teatro do município. O ministro passará a noite em Iguatu para, na manhã de quinta-feira (12), visitar a Escola de Música Eleazar de Carvalho.