General Jansen diz que, se for escolhido, está pronto para assumir missão no Haiti

11/01/2006 - 16h30

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – O general Jeannot Jansen, segundo nome indicado pelo Brasil para concorrer ao posto de comandante militar da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, disse hoje (11) que se sente pronto para assumir a missão, caso seja escolhido. "Sou um soldado preparado para cumprir esse tipo de missão. O exercício do comando será cumprido de acordo com as minhas qualificações", afirmou.

O militar concorre o general José Elito Siqueira, indicado na segunda-feira (9). Jansen trabalhou nos Estados Unidos durante dois anos como oficial de ligação com a aviação do exército norte-americano; atualmente, é vice-chefe do Departamento de Logística do Exército em Brasília.

Os generais concorrem ao posto que foi ocupado pelo general Urano Teixeira Bacellar, encontrado morto no último sábado (7) no hotel onde morava em Porto Príncipe, capital haitiana. Jansen, que trabalhou com Bacellar na academia militar, lamentou a perda do general. "Como amigo e como profissional é uma perda reconhecida por todos", disse.

Os nomes dos dois generais serão apresentados às Nações Unidas, que vai escolher o novo comandante.