General diz que missão no Haiti será cumprida como todas que o Brasil já recebeu

11/01/2006 - 12h18

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na cerimônia em homenagem ao general Urano Bacellar na Base Aérea de Brasília, o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, garantiu que a Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, liderada pelo Brasil, será cumprida. De acordo com Albuquerque, os soldados brasileiros não vão desanimar por causa da morte do general Bacellar, que comandava as tropas militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) desde setembro de 2005. O militar foi encontrado morto no último sábado (7) no hotel onde morava em Porto Príncipe, capital haitiana.

"A missão será cumprida como todas as que nos foram impostas. Não nos abateremos. Pelo contrário, sentimo-nos fortalecidos em nossa vocação de guerreiros da paz", afirmou o comandante do Exército. E acrescentou: "Temos a certeza de que essa perda tão sentida há de estimular ainda mais a fé e a vontade de continuar bem, cumprindo essa missão desafiadora".

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que o governo brasileiro indicasse dois nomes para substituir o general Bacellar. Na segunda-feira (9), o Brasil indicou o nome do general José Elito Carvalho de Siqueira, atual comandante da 6ª Região Militar, em Salvador. Depois da cerimônia fúnebre de hoje, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, informou que o segundo indicado é o general Jeannot Jansen da Silva, vice-chefe do Departamento de Logística do Exército. O novo comandante das tropas militares no Haiti será escolhido pela ONU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também participaram da cerimônia na Base Aérea. O corpo do general Bacellar foi levado para o Rio de Janeiro, onde será enterrado no cemitério do Caju.