Diretor da Agência Nacional do Petróleo aposta em crescimento de 7% na economia do país

11/01/2006 - 20h13

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse hoje (11) que a economia brasileira precisa sair do marasmo e conseguir desempenhos mais significativos. Ele aposta em um crescimento acima de 7% ao ano, "como ocorria até o início da década de 70, quando o país era um dos que mais crescia no mundo".

Segundo o presidente da ANP, o setor de petróleo e gás dará sua contribuição, investindo, até 2010, US$ 66,2 bilhões, dos quais 52% seriam relativos à exploração e produção de óleo.

Lima lembrou que o setor de petróleo e gás cresceu 318% desde 1997, período em que a economia brasileira acumulou uma expansão de apenas 26%. Apenas em 2005, o crescimento do setor teria sido de 10%, o que fez com que ele ocupasse a segunda posição, entre as diversas áreas da economia.

As afirmações de Lima foram feitas durante a assinatura, na ANP, de 93 contratos para exploração de petróleo e gás. As áreas de exploração foram concedidas ao setor privado durante a Sétima Rodada de Licitações, realizada em outubro do ano passado. Outros 15 contratos deverão ser assinados até o próximo dia 27.