Decisão americana sobre suco de laranja brasileiro desagrada governo

11/01/2006 - 9h41

Brasília - A determinação do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que concluiu haver prática de dumping (prática desleal de comércio, que consiste em vender abaixo do preço praticado no mercado) nas importações de suco de laranja do Brasil desagradou o governo brasileiro.

Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores informa que o governo brasileiro reafirma sua preocupação com a possibilidade de que as exportações brasileiras venham a sofrer a imposição de medida restritiva de comércio, adicional ao já elevado imposto de importação vigente de US$ 418 por tonelada.

De acordo com a nota, o governo espera que a Comissão Internacional de Comércio recomende o encerramento da investigação, sem impor medidas antidumping, reconhecendo que as exportações brasileiras têm desempenhado papel importante para evitar crises de abastecimento no mercado norte-americano.

Tanto o governo quanto os produtores estão avaliando os procedimentos e condições adotados na investigação sobre o suco de laranja, com o objetivo de verificar se as disciplinas da OMC estão sendo plenamente observadas , para tomar as medidas apropriadas, afirma a nota.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores.