Calor faz Rio Grande do Sul bater novo recorde no consumo de energia

11/01/2006 - 19h57

Porto Alegre, 11/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Rio Grande do Sul bateu hoje (11) novo recorde no consumo de energia. Às 14h35, com temperatura de 37,2 graus, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) registrou 4.461 megawatts (Mw) de demanda instantânea de energia elétrica no estado. O índice superou o de ontem (10), quando os equipamentos de controle do Centro de Operação do Sistema da CEEE marcaram demanda de 4.458 Mw, às 14h04, a 38,3 graus.

O secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, disse que, no horário em que foi registrado o novo recorde, a importação de energia foi de 2.725 Mw – 61% do total de 4.461 Mw de pico. Segundo ele, a média diária de importação de energia no estado tem sido de 60 a 65%.

A média anual de transferência de energia de outras regiões para o Rio Grande do Sul fica ao redor de 40%. "Apesar de estarmos comprando quase dois terços da energia consumida no estado, os consumidores podem ficar tranqüilos porque não haverá aumento de tarifas por esta razão", garantiu o secretário, salientando que a capacidade gaúcha é para suportar uma demanda de até 4.900 Mw.

Na região norte do estado, o calor, que já causou a morte de mais de 3,5 mil aves, continua matando frangos em Barão de Cotegipe, a 17 quilômetros de Erechim. Segundo o prefeito Vladimir Farina, na segunda-feira (9), morreram 1,7 mil aves em apenas uma propriedade do município.

"As altas temperaturas e a incapacidade dos geradores de produzir a necessária energia para mover ventiladores e acionar os sistemas de nebulização - que mantém os frangos protegidos contra o calor - foram os fatores que definiram a situação". O prefeito explicou que o problema ocorreu, em menor número, em outros aviários da região.

De acordo com a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, hoje a temperatura máxima no estado foi registrada em Campo Bom, no Vale dos Sinos, onde os termômetros marcaram 41,1 graus. É a primeira vez, em 20 anos, que o município sofre com cinco dias consecutivos de calor acima de 40 graus.

O meteorologista Eugênio Hackbart afirmou que o Rio Grande do Sul vive hoje a mais longa onda de calor, desde 1986. Ele alertou que a quinta-feira (12) "pode ser mais um dia escaldante no estado, com as máximas variando entre 41 e 43 graus, sobretudo na região metropolitana de Porto Alegre".