Amorim defende que Brasil abra compras governamentais para países do Mercosul

11/01/2006 - 20h47

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu hoje (11) que o governo brasileiro permita a participação de empresas dos parceiros do Mercosul em licitações públicas. Na avaliação do ministro, as compras governamentais podem ajudar principalmente países menores, como o Uruguai. "O Brasil tem que usar o poder de compra das suas empresas estatais também para ajudar no desenvolvimento industrial dos nossos sócios, sobretudo dos menores", afirmou.

Segundo Amorim, interessa ao Brasil que os países vizinhos se desenvolvam e que as fronteiras sejam de comércio legítimo e de intercâmbio de pessoas para trabalho legítimo.
"Ainda há muito o que fazer no Mercosul para que os sócios menores possam obter plenamente os benefícios da integração", avaliou o ministro.

Amorim fez a afirmação em entrevista coletiva após a visita de Jorge Taiana, novo ministro argentino das Relações Exteriores e Comércio Internacional. Taiana esteve hoje (11) em Brasília, acompanhado de comitiva do governo argentino, para preparar a visita de Estado do presidente Nestor Kirchner ao Brasil, no próximo dia 18.