Serviço para denunciar abuso sexual contra jovens será estendido a finais de semana e feriados

10/01/2006 - 12h17

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília – A partir do próximo sábado (14), o atendimento do serviço Disque-Denúncia sobre abuso sexual de jovens passa a funcionar também nos finais de semana e feriados, das 8 horas até às 22 horas, segundo o acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria dos Direitos Humanos. O Disque-Denúncia funciona por meio do telefone 0800 99 0500 e a ligação é gratuita

A expectativa é que o número de denúncias aumente com a extensão do serviço, avalia a coordenadora do Programa Nacional e Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Cristina Albuquerque. "A expansão vai fazer com que nós possamos atender melhor o cidadão e com certeza o número de denúncias aumentar", disse.

Segundo ela, as informações que chegam pelo disque denúncia são repassadas em menos de 24 horas aos órgãos responsáveis, como o Ministério Público, os Conselhos Tutelares e as delegacias especializadas da criança e do adolescente. "Todos casos de violência relatados, sem exceção, são encaminhadas aos órgãos competentes, uma vez que a secretaria não tem competência de investigar, de agir e atender a vítima", informou a coordenadora. "É preciso que a população seja estimulada a denunciar os casos principalmente de violência sexual e que ela tenha consciência de que o serviço é bastante sério", acrescentou.

Dados da secretaria mostram que, entre maio de 2003 e dezembro de 2005, o serviço recebeu cerca de 13,2 mil denúncias, em mais de 1.800 municípios do Brasil. Os estados que têm o maior número de denúncias são: Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro.

O serviço de denúncias foi criado em 1997 pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Criança e ao Adolescente (Abrapia) e, desde 2003, é coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ligada a Presidência da República. Para mais informações, acesse o endereço eletrônico www.presidencia.gov.br/sedh/.