Produção industrial teve aumento de 0,6% em novembro

10/01/2006 - 11h05

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio - A produção industrial teve aumento de 0,6% em novembro. No acumulado de janeiro a novembro de 2005, a produção industrial teve expansão de 3,1%. De acordo com os dados da produção industrial mensal, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa anualizada - acumulada nos doze meses encerrados em novembro - foi de 3,5%, contra 4,1% em outubro.

O bom desempenho de 15 dos 23 ramos pesquisados teve na indústria de alimentos (2,2%), máquinas, aparelhos e material elétricos (5,3%), borracha e plástico (2,9%) e perfumaria, sabões e produtos de limpeza (6,1%) as maiores contribuições para a expansão da produção industrial em novembro.

As maiores influências negativas vieram dos produtos químicos (-1,9%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-4,1%), refino de petróleo e produção de álcool (-1,5%) e fumo (-9,1%).

De acordo com o IBGE, os índices de novembro de 2005 mostram aumento discreto no ritmo produtivo da indústria, que há dois meses assinala taxas positivas. "Como esses resultados não recuperam a queda observada na passagem de agosto para setembro (-2,2%), a suave aceleração nos meses de outubro e novembro não reverteu a trajetória declinante verificada no índice", diz a nota do IBGE.