Produção industrial brasileira está crescendo menos, aponta IBGE

10/01/2006 - 14h29

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio – A produção industrial de novembro reduziu o crescimento do setor em 2005. De janeiro a outubro, a indústria brasileira havia aumentado sua produção em 3,4%. Após o resultado de novembro, o crescimento anual ficou em 3,1%. Os números "acentuam a trajetória de desaceleração", segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (9), no Rio de Janeiro.

A produção industrial cresceu 0,6% em novembro – tanto na comparação com o mês anterior, quanto na comparação com o mesmo mês de 2004. O técnico do IBGE Silvio Sales considera que o aumento discreto de novembro é incapaz de recuperar a queda observada em setembro (2,2%).

A fabricação de veículos automotores (6,9%) mantém a liderança em termos de impacto sobre o índice, com destaque para a produção de automóveis. A indústria extrativa cresceu 10,3%, em função da extração de minério de ferro e petróleo. A produção de material eletrônico e equipamentos de comunicações aumentou 14,7%, com a expansão na fabricação de telefones celulares e televisores. A metalurgia básica é a principal das dez atividades em queda, com redução de 2,4%.