Processo contra Roberto Brant vai ser votado, garante Ricardo Izar

10/01/2006 - 17h07

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse hoje (10) que existe uma definição clara de que o processo contra o deputado Roberto Brant (PFL-MG) será posto em votação. "É um absurdo esse boato", rebateu, em referência aos rumores de que o conselho estaria fazendo manobras para adiar a votação.

Segundo Izar, o conselho deve votar ainda esta semana pelo menos um dos processos contra parlamentares acusados de envolvimento em corrupção. O primeiro a ser posto em votação deve ser o do deputado Pedro Corrêa (PP-PE), cujo relatório, elaborado por Carlos Sampaio (PSDB-SP), está praticamente pronto.

Em seguida, deverá ser votado o processo contra Brant, que está sendo investigado pelo suposto envolvimento com o esquema de corrupção operado pelo empresário Marcos Valério. "No caso do Roberto Brant, faltam apenas dois documentos, já solicitados pelo relator, para que seu processo seja concluído", informou Izar, acrescentando que, na convocação extraordinária, o conselho deverá votar entre seis a oitos processos dos 11 que ainda faltam julgar.

De acordo com o deputado petebista, durante a convocação extraordinária, não há necessidade da esperar cinco sessões plenárias para votar os relatórios, como acontece em dias normais de trabalhos. "Mas, se alguém pedir vistas, aí há necessidade de aguardar duas sessões plenárias para depois colocar em votação", disse, ao ser questionado como o conselho poderia votar os processos se o Congresso Nacional está em recesso branco (quando não há sessões plenárias).