País só tem independência econômica "quando caminha com as próprias pernas", diz Lula

10/01/2006 - 19h26

Nelson Motta
Repórter Agencia Brasil

Brasilia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (10), que o pagamento antecipado da dívida que o Brasil tinha com o Fundo Monetário Internacional (FMI) é a demonstração da "independência econômica do Brasil". Segundo Lula, um país só consegue ser independente "quando caminha com as próprias pernas, quando consegue crescer de modo sólido com seus próprios recursos".

A afirmação foi feita pelo presidente ao celebrar ao lado do diretor-geral do FMI, Rodrigo de Rato, de toda a equipe econômica do governo, empresários e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), o pagamento antecipado do Brasil ao Fundo, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Durante o discurso, o presidente Lula ressaltou que o momento, com o pagamento antecipado ao FMI, e especial para o Brasil e muito relevante para o Fundo Monetário Internacional. O presidente afirmou que o Brasil mostrou ao Fundo estar caminhando com uma estabilidade econômica sólida. "Temos hoje uma democracia sólida e dinâmica, da qual nos orgulhamos muito. Tal como a nossa economia, também a nossa democracia reflete a maturidade dos brasileiros", destacou.

O pagamento da dívida do Brasil com o FMI, de U$ 15,57 bilhões, foi feito em 27 de dezembro. Com essa antecipação, segundo o Ministério da Fazenda, o Brasil economiza U$ 900 milhões que teria que pagar de juros em dois anos ao Fundo.