Movimento Passe Livre defende manifestação contra aumento de tarifa de ônibus

10/01/2006 - 19h41

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – O Movimento Passe Livre (MPL) do Distrito Federal divulgou ontem (9) uma nota em que apresenta os motivos para a manifestação realizada sexta-feira (6) na rodoviária do Plano Piloto. Segundo a nota, motivados pelo aumento da passagem de ônibus, de até 50%, 800 manifestantes, dentre estudantes, trabalhadores e desempregados protestaram pelo direito e necessidade de ir e vir do cidadão brasiliense.

A polícia, de acordo com o nota do MPL, sob alegação de que os manifestantes iriam desobstruir uma das vias de passagem dos ônibus, passou a agredir de forma violenta. "A ação inadequada e desordenada dos 300 policias do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Cavalaria e Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam) ali presentes, causou reação da população o que gerou um conflito que resultou em mais de 100 pessoas feridas". A nota diz também que houve a detenção ilegal de 15 pessoas as quais foram encaminhadas para delegacia e soltas sem qualquer acusação.

O Movimento Passe Livre ainda destacou que "o transporte é um serviço essencial e necessário para toda a população. Várias pessoas estão perdendo o emprego e outras não conseguem se deslocar para os locais de estudo por não poderem pagar a passagem. Vamos continuar nas ruas até que nossos direitos sejam respeitados, pressionando o poder público por meio de protestos, independente da repressão policial, pois da maneira que está não dá mais para continuar a pagar".